É dominando primeiro o mercado em que já está! Muitas redes de franquias iniciam sua expansão de maneira desordenada, em localidades muito distantes de onde está instalada a empresa franqueadora. O resultado é sempre catastrófico: unidades franqueadas sem o devido suporte e a “tropicalização” do negócio, adaptando características e produtos da franquia à região onde ela está sendo instalada, perdendo assim, o padrão. Enfim, descaracterização completa da franquia, que não tem um plano de expansão para traçar seu crescimento.

Crescer em espiral, dominando primeiramente os mercados onde a franquia já está é a melhor maneira de iniciar um Plano de Expansão. Uma vez definido, o plano deve ser respeitado para que a franquia pare de ser comprada e passe a vender novas unidades da maneira correta.

É importante lembrar que a seleção correta do franqueado é fundamental para que a expansão tenha sucesso, mesmo em localidades adequadas. Estabelecer o perfil do candidato à franquia – o retrato falado do candidato – deve servir
como orientação para desenvolver a campanha de marketing e o programa de venda da franquia.

Boas vendas!