Um dos motivos mais comuns nesse caso, é quando sua franquia é “comprada” ao invés de ser vendida. Geralmente, ela é instalada numa localidade fora do perfil de consumo, sem a menor garantia de rentabilidade mínima e operada por um franqueado “investidor”, consequentemente, franquias instaladas em mercados inadequados geram:

  • Alteração do mix de produtos ou serviços
  • Modificação dos padrões
  • Alteração dos fornecedores
  • Elevação dos custos fixos
  • Problemas no fundo de propaganda

O franqueado na ponta vai pressionar o franqueador por:

  • Falta de assistência
  • Baixa lucratividade
  • Mix de produtos e serviços inadequados
  • Uso inadequado do fundo de propaganda

Em alguns casos a decisão é fechar a franquia. Para o mercado, o desgaste é da marca e nunca do franqueado e para recuperar a imagem será necessário abrir 10 novas franquias naquela área de influência. Portanto, a melhor estratégia para ter uma rede de franquias sólida é deixar de ser comprado e passar a vender franquias, respeitando sempre o planejamento de expansão.