Nos últimos anos, vimos a entrada de inúmeras marcas para o mercado de franquias, e também observamos que muitas pirâmides financeiras, “disfarçadas de franquias”, começaram a invadir esse mercado também. Essas “redes”, que são sem dúvida nenhuma, pirâmides financeiras, cometem verdadeiros bombardeios de informações duvidosas e pouco confiáveis, com a promessa de ganhos rápidos e sem muito esforço.

Algumas “redes”, muito conhecidas, vendem um “produto” para o franqueado, que precisa revender para cada pessoa que entra nesse sistema. Este recebe uma simbólica “comissão”, aumentando assim a pirâmide. E assim vai, o primeiro indica outros, que indicarão outros sucessivamente, favorecendo então, aqueles que está no topo da pirâmide, o qual ganhará verdadeiros montantes e o restante da pirâmide, fica com o prejuízo ou no máximo, quando muito, o investimento se pague, pelo número de pessoas indicadas. Portando, atenção com esses negócios que induzem e praticam o formato de pirâmide financeira, pois não passam de verdadeiros golpes.

Atenção: pirâmides financeiras não são franquias, pois não oferecem um mínimo de estrutura em suas operações e só beneficiam quem está no topo, ou seja, quem entrou no começo, onde geralmente são os próprios criadores da pirâmide.