O Conselho de Franqueados, em geral, é criado à partir do comprometimento da relação entre franqueador e franqueado. O Conselho, antes de tudo, é uma inicitativa dos franqueados que, por se sentirem frágeis no negócio, buscam se fortalecerem, por exemplo, nas questões relacionadas ao uso inadequado do Fundo de Propaganda e na administração de problemas com o fornecimento de produtos e serviços. Sendo assim, quais os benefícios de se ter um Conselho de Franqueados?

– Promover e manter a harmonia, desenvolvendo confiança mútua entre franqueadores e franqueados;
– Promover reações imediatas no negócio, direcionando-o para mudança de políticas, lançamento de produtos e programas de desenvolvimento;
– Permitir ao franqueador avaliar todas as ações – suas e dos franqueados – identificando problemas prematuramente;
– Propiciar resultados em crescimento das vendas, devido à sensível melhoria dos produtos e serviços;
– Eliminar a maioria dos problemas de relacionamento entre franqueadores e franqueados, gerados por comunicação ineficiente;
– Criar um novo e melhor canal de informação entre franqueados e a alta administração da empresa franqueadora;
– Propiciar melhores condições de atendimento à demanda gerada pelos clientes;
– Exigir treinamentos cada vez mais sofisticados;
– Possibilitar melhor planejamento corporativo;
– Manter um ritmo sistemático no desenvolvimento de padrões operacionais;
– Ajudar a manter sob controle as estratégias mercadológicas.