O sucesso de um Conselho de Franqueados depende de propostas específicas e objetivas. Em geral, o foco destas propostas é a melhoria das comunicações entre os franqueados e franqueadores.

Na maioria das vezes, os Conselhos se constituem para: “discutir problemas mútuos”, “disseminar informações” e “evoluir programas e políticas do franqueador”. Estas “comunicações” propostas são maneiras não obtusas e muito pouco compreendidas pela maioria dos franqueados e pelo próprio pessoal da empresa franqueadora.

Para que um Conselho tenha sucesso, é necessário estabelecer propostas concretas, como por exemplo: ações específicas que possibilitem a rede a vender mais e com lucratividade ou o desenvolvimento de serviços para os clientes da empresa.

Um Conselho, que tem como foco aferir o que há de melhor para a organização em produtos e serviços para os clientes, é o resultado de um esforço de cooperação conjunta entre franqueador e franqueado.

Cabe ao franqueado e aos executivos do franqueador, que formam o Conselho, a determinação de proposições que possam ser consideradas adequadas e agregadoras.

As possibilidades são virtualmente ilimitadas, mas a chave é estabelecer objetivos claros, que possibilitem o envolvimento conjunto e a satisfação de fazer parte do processo decisório via Conselho.