A relação de franquia é uma relação de prestação de serviços em que o franqueado é o grande cliente do franqueador. Por este motivo, o franqueador deve pensar no franqueado não apenas como fonte de receita, mas, principalmente, como um agente que tem expectativas, desejos, necessidades, discernimento e reações.

Como qualquer outro cliente, ele tem que ser convencido, cativado e mantido. Não espere que o franqueado deduza suas boas intenções – venda suas ideias!

Em primeiro lugar, é preciso que fiquem claros para toda a rede os objetivos do Fundo: custear total ou parcialmente ações de marketing que, por sua vez, objetivam incrementar as vendas da rede. Gerar e incrementar receita é um dos objetivos essenciais de qualquer empresário, seja ele franqueado ou franqueador. Num ambiente competitivo, investimentos em marketing são necessários para influenciar, de alguma forma, a decisão de compra do público que se pretende atingir, seja ele pessoa física ou jurídica.

Ao aderir ao sistema de franquias, um franqueado leva em conta uma série de fatores que o fazem acreditar que trabalhar dentro de uma rede, explorando um conceito já existente, seja melhor do que “começar do zero”. Importante nesta decisão é a possibilidade de contar com o franqueador para desenvolver o marketing do produto ou serviço que será vendido, ou, pelo menos, fazer boa parte deste trabalho e orientar o franqueado a realizar a outra parte.

O Fundo de Propaganda será utilizado para implementar as ações que são, em grande parte, fruto desse know-how acumulado pelo franqueador e, portanto, vêm ao encontro de uma das importantes expectativas do empresário franqueado. Se ele não perceber isto, ajude-o nesta tarefa.