Em meio a uma demanda crescente por bons pontos comerciais e a dificuldade de encontrar boas áreas de mercado, fez surgir cada vez mais um importante estudo antes de instalar uma franquia: o Geoprocessamento da área de mercado. Esse estudo prevê o levantamento prévio se uma determinada área de mercado, tem ou não potencial para garantir um faturamento mínimo estimado pela organização na venda de um determinado produto ou serviço. O estudo também identifica dentro de uma área de mercado, quais os principais pontos e polos de atratividade para instalação de uma unidade, com características de acesso e visibilidade que o franqueador precisa, e onde está a demanda target que o franqueador procura.

Isso vai garantir o sucesso da operação? Não, mas vai minimizar o risco do erro em inúmeras vezes. Com a falta de bons pontos comerciais e de fácil acesso, esse estudo ficou cada vez mais necessário dentro de uma rede de franquias profissional, afinal, para o sucesso de um negócio, pelo menos 50% é localização e outros 40%, visibilidade e acesso ao negócio.

Portanto, investir em um estudo como esse, antes de instalar uma franquia é um importante aliado na decisão de ir ou não para determinado local.