Procurando uma boa franquia para investir e mudar de vida? Boa escolha, as franquias hoje representam quase um quarto do faturamento do varejo, ou seja, de cada um Real gasto vinte e quatro centavos entram diretamente no caixa de uma franquia. A previsões indicam que estes números ainda deverão crescer mais de 50% nos próximos cinco anos, e o mais impressionante é que a rede de franquias instalada representa apenas 11% do total de estabelecimentos varejistas no Brasil.

Esta será uma decisão que vai mudar sua vida, portanto tem que ser para melhor. Não é fácil, mas boa parte das dificuldades podem ser nimizadas com uma boa investigação, evitando surpresas. Mas, antes de iniciar observe algumas dicas preliminares:

Risco
Franquia é um negócio, com riscos minimizados por terem sido testadas com antecedência, reduzindo a possibilidade de erros;

Conhecimento
É importante conhecer o sistema de franchising, leia muito e busque o maior número de informações possíveis;

Auto-Avaliação
Procure discutir a idéia da franquia com sua família, avaliando em conjunto sua potencialidade como futuro empresário, como futuro patrão, mas também como subordinado a uma rede organizada;

Investimentos
Não existem franquias baratas, assim multiplique os aspectos negativos de suas perspectivas por dois e divida os aspectos positivos pela metade.

Siga as recomendações investigando alguns pontos que seguem, mas muita atenção: evite corretores e intermediários, lembre-se que um franqueador que não tem capacidade para vender dificilmente terá competência para entregar o que foi vendido. É o seu investimento que está em jogo e por isso investigue pessoalmente e cuidadosamente:

O mercado
Os produtos ou serviços comercializados devem ter ampla aceitação de mercado. A franquia terá uma boa performance quando o produto ou serviço possuir uma composição especial que não possibilite imitações a curto prazo. É importante que novas tecnologias sejam utilizadas, possibilitando melhorar a operação do negócio e principalmente seu desempenho.

O franqueador
O franqueador tem que mostrar competência para garantir o nível de assistência esperado. Procure investigar o que mais influencia na eficiência do sistema e sua estruturação: a experiência do franqueador ou a necessidade de experiência do franqueado. Não deixe de conferir também se o treinamento é suficiente e se atende a sua necessidade.

O contrato
Deve cobrir os pontos essenciais e prover uma adequada proteção, sendo necessário um exame detalhado de todos os itens do contrato. É aconselhável a assessoria de um advogado especializado, para ajudar na averiguação e compreensão de cada uma das cláusulas contratuais.

O negócio
Verifique cuidadosamente quais são os investimentos exigidos, custos, receitas e o retorno previsto. É fundamental estabelecer se o negócio tem um nível de retorno adequado e se possui a característica de ser perene, possibilitando um relacionamento de longo tempo.

Para finalizar, observe que uma das características mais importantes que diferenciam a franquia é que alguém já fez antes. Sua investigação não estará completa se você não conversar com franqueados, e por isso escolha pelo menos quatro de cada franquia que você esteja analisando. Dois deles devem ser novos, com menos de seis meses no negócio e os outros mais experientes com mais de dois anos operando a franquia. Verifique todos os pontos investigados com cada um dos franqueados, eles lhe darão valiosas informações de dentro da franquia e especialmente sobre o negócio e o franqueador.

No mais, vá em frente de encontro ao sucesso!

Autoria
Marcus Rizzo – Presidente da Rizzo Franchise Ltda.
Matéria publicada no site www.desa.com.br