O que uma empresa franqueadora precisa para se estruturar? A resposta para essa pergunta é simples: Planejamento, Investimento, Padrão e Metodologia.
Planejamento: é identificar sua atual posição no mercado e traçar uma meta de crescimento. Muitas franqueadoras não atingem seus objetivos porque não conseguem seguir o objetivo traçado. Em muitos casos, na ansiedade e pressa em vender mais franquias, o franqueador acaba sendo “comprado” por candidatos que querem abrir uma franquia em regiões fora do seu planejamento de expansão, o que pode gerar perda do conceito do negócio, e consequentemente a quebra da operação, pois em um mercado desconhecido o franqueado pode vir a adaptar o negócio para atender um mercado fora do plano de expansão.

Investimento: investir em pessoas é um dos principais investimentos para uma franqueadora que deseja expandir sua operação corretamente; capacitar os colaboradores para que dominem suas funções dentro da franqueadora é de extrema importância para que se traga resultados positivos para a rede.

Padrão: franquia é um negócio que foi exaustivamente testado e possui sucesso comprovado, quando se “muda o modelo”, o conceito da operação acaba sendo alterado, perdendo então, todo o padrão e princípios da operação de franquias.

Metodologia: toda franquia possui procedimentos na forma de atendimento, no conceito de exposição e grande parte até em odorização do ambiente. Isso tudo é a metodologia de trabalho de uma franquia estruturada, que possui programas de treinamento e manuais de operação que vão desde como abrir e fechar o caixa, até como recolher o lixo. Estrutura não basta apenas dizer “eu tenho”, é preciso demonstrar e exigir como se faz cada um deles, garantindo assim, o sucesso da operação.