Vender franquias é objetivo de todo franqueador que quer expandir o seu negócio. Porém, muitos caem na tentação da “oportunidade” de instalar uma unidade em um local que não está no seu plano de expansão.

Quando sua franquia é “comprada”, será instalada:

  • numa localidade fora do perfil de consumo;
  • sem garantia de rentabilidade mínima para sustentar o crescimento do negócio;
  • geralmente operada por um franqueado “investidor”.

E vai gerar:

  • alteração do mix de produtos e serviços;
  • modificação dos padrões;
  • alteração de fornecedores;
  • elevação de custos;
  • problemas no Fundo de Propaganda.

E franqueados vão pressionar por:

  • falta de assistência;
  • baixa lucratividade;
  • mix de produtos e serviços inadequados;
  • uso inadequado do Fundo de Propaganda.

Em alguns casos a decisão é fechar a franquia, mas para o mercado, o desgaste é da marca e nunca do franqueado, e para recuperar a imagem será necessário abrir dez novas franquias naquela área de influência.