Vender franquias é objetivo de todo franqueador que quer expandir o seu negócio. Porém, muitos caem na tentação da “oportunidade” de instalar uma unidade em um local que não está no seu plano de expansão.
Quando sua franquia é “comprada”, será instalada:
- numa localidade fora do perfil de consumo;
- sem garantia de rentabilidade mínima para sustentar o crescimento do negócio;
- geralmente operada por um franqueado “investidor”.
E vai gerar:
- alteração do mix de produtos e serviços;
- modificação dos padrões;
- alteração de fornecedores;
- elevação de custos;
- problemas no Fundo de Propaganda.
E franqueados vão pressionar por:
- falta de assistência;
- baixa lucratividade;
- mix de produtos e serviços inadequados;
- uso inadequado do Fundo de Propaganda.
Em alguns casos a decisão é fechar a franquia, mas para o mercado, o desgaste é da marca e nunca do franqueado, e para recuperar a imagem será necessário abrir dez novas franquias naquela área de influência.