Quando alguém investe em uma franquia, está comprando um negócio pronto, testado e de sucesso comprovado. Por sua vez, quem está vendendo uma franquia está entregando conhecimento do negócio de quem já fez e conhece para alguém que quer aprender a fazer. E essa transferência de conhecimento provém do programa de treinamento de franqueados, manuais de operações e consultoria de campo, onde integrados, faz com que o know-how da franqueadora seja transferido para o franqueado de maneira eficiente e coordenada.
Muitas franqueadoras possuem programas falhos, onde treinamento, manuais e consultoria de campo não são integrados, e como consequência, acabam tendo a dependência dos franqueados, que só conseguem resolver alguns problemas ligando para a franqueadora, esquecendo assim, dos manuais, que deveriam espelhar a operação do negócio.

Existe uma regra muito simples para que o programa de treinamento funcione integrado com os manuais: “Se está nos manuais, deve estar no programa de treinamento. Se não é importante para estar no treinamento, não deveria estar nos manuais”.