De um lado, o franqueador, aquele que oferece o know-how e todo o suporte para que o franqueado possa operar o negócio franquia. Do outro, o franqueado, aquele que compra a metodologia da operação e a usa para construir e conquistar seu mercado através das vendas e estratégias de lucro num território determinado. O franqueado concorda em seguir métodos preestabelecidos de como operar o negócio e participar de programas com outros franqueados e com o franqueador.

Uma franquia bem estruturada, ganha força da inter-relação do franqueador e de todos os franqueados. Cada franqueado torna-se sócio de um negócio maior e precisa dos outros franqueados e do franqueador para que sua operação seja bem sucedida. Franqueadores, por sua vez, precisam de franqueados bem sucedidos para vender mais produtos e serviços para os consumidores, e consequentemente, gerar lucros que vêm dos royalties pagos.

Franqueados precisam de franqueadores bem sucedidos para desenvolver novos produtos, testar novos conceitos, estar atualizados com as tendências do mercado e receber serviços sofisticados que a maior parte dos proprietários de negócios independentes não poderiam contratar. Sendo assim, franqueador e franqueado se ajudam no crescimento e expansão da rede.