É imperativo: se conhece o negócio, coloque no papel e forneça aos seus franqueados manuais detalhados de todo o funcionamento. Os manuais devem conter todos os segredos do franqueador colocados tudo em ordem cronológica, passo a passo, cobrindo desde a preparação até a venda de produtos e serviços. Deve explicar até a limpeza de banheiros, mas antes de tudo estabelecer padrões operacionais de funcionamento, afinal é uma ferramenta de apoio para o dia-a-dia do gerenciamento do negócio. Também deve cobrir desafios operacionais diários, controles de inventário, preparação de relatórios de vendas, controle de qualidade, relações com consumidores, políticas de pessoal, responsabilidades de empregados, procedimentos de abertura e fechamento, promoções e desenvolvimento de propaganda para o negócio, uso da marca, reparo e manutenção de equipamento, e tudo mais o que for necessário para a operação completa do negócio. Os manuais devem conter procedimentos padrões de todos os aspectos de como operar o negócio com precisão cobrindo detalhes práticos, políticas e procedimentos que devem ser seguidos para o sucesso do negócio.

E lembre-se, manuais servem para formalizar um sistema e não inventar um outro. Grande parte dos franqueadores terceirizam o programa de treinamento, isso é: quando esse programa de treinamentos existe. Consequentemente, contratam uma outra empresa para criar manuais “bonitinhos”, mas pouco eficazes quando precisa ser usado no dia-a-dia, nesse momento quem paga a conta é o franqueado, que muitas vezes não encontra nos “manuais” aquilo que viu no treinamento, os manuais devem ser o espelho do programa de treinamento.