Parece óbvio que a resposta de todos franqueadores deveria ser um sim, afinal, o Natal acontece todo o dia 25 de dezembro há 2014 anos.

Porém, é muito comum que às vésperas do Natal o pessoal de marketing da franqueadora, agências de propaganda, gráficas e franqueados estejam “arrancando os cabelos”, pois o material ainda não está pronto. Redes de franquias possuem uma vasta informação e know how, pois já viveram muitos Natais e outras datas especiais. Logo, reúna seus dados:

1. Você já conhece as datas e eventos que funcionam como estímulos para atrair o público consumidor do seu negócio.

2. Possui um valor para ser utilizado proveniente das contribuições da rede franqueada através da Taxa de Franquia.

3. Já divulgou e conhece os meios de comunicação que dão melhores resultados para seus pontos de venda.

4. Já tem idéia da quantidade de material promocional necessária.

Então, por que não planejar as ações com antecedência?

1. Monte um Comitê de Marketing (comprometa sua rede com estratégias de relacionamento com o mercado).

2. Monte um Fundo de Propaganda e Marketing para a rede (isto torna transparente a aplicação e demonstração do uso das verbas do Fundo).

3. Chame sua agência de propaganda e junto com o Comitê de Marketing passe um briefing anual, baseado na sua experiência e informe a verba disponível.

4. A agência cria as peças e monta um Calendário Anual de Marketing Promocional.

Pronto! Todos os anos têm Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães, das Crianças, etc. Basta planejar!