Estabelecer relacionamentos efetivos com fornecedores é sempre uma questão essencial, especialmente quando um franqueador define compras em nome da rede. Os fatores considerados de maior importância na seleção de fornecedores incluem:

1. Produto Apropriado – O primeiro passo é definir quais produtos oferecidos no mercado se encaixam perfeitamente com a imagem da empresa. Se este produto não estiver disponível, ou mesmo é exclusivo e depende de desenvolvimento, será necessário buscar um fornecedor que consiga atender estas exigências. Adicionalmente é necessário combinar os produtos entre os diversos fornecedores.

2. Preço – Em redes de franquias estruturadas profissionalmente as compras são estabelecidas em conjunto, criando uma forte percepção de volumes, e os fornecedores entregam a mercadoria e cobram de cada franquia individualmente;

3. Capacidade de Entrega – Para atender uma rede de franquias não basta apenas que um fornecedor licenciado ofereça os melhores preços, mas também deve estar apto a entregar produtos nas quantidades e tempo solicitados;

4. Qualidade e Serviços – Qualidade e serviços são questões muito importantes no relacionamento dos fornecedores com a organização franqueadora. Invariavelmente alguns fornecedores acabam entregando produtos danificados, atrasados ou que não tinham sido pedidos. A ação sistematizada do franqueador para estas circunstâncias é muito importante pois este é um dos pontos que geram insatisfação na relação entre o cliente final e o franqueado. Como reflexo gera também desgaste de relacionamento entre o franqueado e franqueador.

5. Logística e Distribuição – Muitos fornecedores terão que mudar métodos tradicionais de distribuição e, especialmente de faturamento. Neste sistema o franqueador compra em nome da rede franqueada, mas o faturamento e a entrega é realizada individualmente para cada franquia.O franqueador deve estar certo de que um fornecedor pode alterar seus métodos e procedimentos para vir de encontro às necessidades da rede franqueada;

6. Estabilidade Financeira – Isto pode parecer óbvio ao estabelecer relações comerciais mas é necessário que cada fornecedor tenha efetiva capacidade financeira para ser licenciado para a rede;

7. Sistema de Comunicação – Basicamente existem duas maneiras com que os franqueados podem interagir com os fornecedores: diretamente ou através do franqueador.

Quando o franqueado possui o relacionamento direto com o fornecedor, faz os pedidos e recebe as mercadorias e efetua o pagamento, sem a interferência do franqueador. Uma segunda alternativa o franqueador consolida os pedidos dos franqueados e repassa aos fornecedores, funcionando como um negociador que compra grandes quantidades para serem entregues individualmente para cada franquia.