Toda franqueadora que ainda não passou, vai passar por essa situação, selecionar candidatos para se tornarem franqueados. Porém, poucas empresas se preparam com informações precisas em cada fase do candidato a franquia, são elas: Especulador, Curioso, Interessado, Motivado e um Obsessivo.

Saber em quais momentos liberar as informações necessárias nessas fases, são chave do sucesso para escolha do perfil adequado, e também um processo para eliminar os “concorrentes” e os especuladores de uma forma educada e profissional. Vamos elencar as fases dos candidatos abaixo e dizer quais informações ele procura.

Especulador – São pessoas que entram em vários sites, para ver o que é esse negócio chamado franquia, quanto custa e como funciona, nesse momento, vem de tudo, desde fornecedores, alguém que quer viabilizar um ponto comercial, concorrentes, e até mesmo interessados no negócio. Nessa fase inicial a informação disponibilizada é muito superficial, o objetivo dessa fase é fazer com que o especulador se cadastre.

Curioso – Geralmente nessa fase, são candidatos que já se decidiram em qual setor querem atuar, e estão levantando as informações mais importantes de cada franquia, nesse momento o interesse dele é qual benefício maior ele terá, geralmente nessa fase ele se cadastra em várias franquias, está curioso, quer entender e possivelmente comprar um negócio.

Interessado – Nessa outra fase, ele já tem um questionamento maior sobre o assunto franquia, e deixa de procurar “benefícios” que anteriormente eram interessantes, como por exemplo um “desconto em uma eventual taxa” e passam a olhar muito mais o que o franqueador oferece como suporte, afinal é o suporte que vai dar embasamento técnico e prático no dia a dia do negócio. Nesse momento é importante, abrir as portas da franqueadora, ou seja convidá-lo para uma apresentação do negócio e dizer absolutamente tudo a respeito da operação.

Motivado – Nessa fase, o candidato já sabe qual tipo de negócio ele quer, geralmente já se decidiu por qual negócio comprar, porém ainda tem um pouco de dúvida, já que esse é um passo muito importante. Nessa fase é interessante convidá-lo para fazer um test-drive na operação, passar 1 ou 2 dias, testando o negócio, fazendo com que ele realmente teste, se aquilo é o negócio do qual, ele vai querer passar os próximos 10 ou 20 anos da vida dele trabalhando, atenção nesse momento o teste é do CANDIDATO, ou seja é o candidato avaliando o negócio e não o contrário.

Obsessivo – Nessa fase o candidato realmente está muito afim do negócio, ele já se planejou totalmente, decidiu que é aquilo mesmo, e é nesse momento que muitas vezes a franqueadora tem que usar a razão, pois o franqueado nesse momento é 100% emoção, é nesse momento que as vezes as franqueadoras também se empolgam e não usam a razão que deveriam. Aqui vai uma dica para o franqueador, treinamento é o último estágio antes do casamento, nesse momento ainda é possível encerrar o pré-contrato, antes de assinar o contrato final, nessa hora que o franqueador deve perceber os “sinais” que o candidato “expõe” durante o treinamento, e se for o caso suspender a venda, afim de proteger o investimento que o candidato fará.