Parte 3:
Priorizando localidades com potencial para o negócio

A solução é planejar, planejar e planejar. Depois de conhecer o perfil do consumidor dos produtos ou serviços do seu negócio, é necessário traçar um perfil das localidades prioritárias para a venda de franquias, levando em consideração uma série de fatores, como consumo local e número de habitantes, entre outros. O próximo passo é estruturar uma equipe profissional, com pessoas treinadas para selecionar franqueados que estejam dentro do perfil da operação, selecionar pontos para a instalação das franquias, treinar o futuro franqueado, negociar melhores preços junto aos fornecedores credenciados e oferecer uma consultoria de campo eficiente. Mas tudo isso começando, primeiro, dentro de casa, ou seja, na própria cidade onde o sucesso do negócio foi identificado.

Parte 2:
O perigo da distância das franquias

Os principais motivos que levam uma série de franquias a abrir e fechar continuamente suas unidades é a falta de estratégias eficientes de expansão, que começam na própria cidade de origem. Muitos empresários optam por crescer em cidades e Estados bem distantes da empresa franqueadora, acarretando uma série de problemas de logística para manter o controle da operação dos franqueados. O despreparo e a falta de experiência no negócio são, normalmente, os principais causadores das decisões impulsivas de expandir em territórios totalmente desconhecidos.

Parte 1:
Cresça primeiro onde você já está

A melhor maneira de crescer é primeiro dominar o mercado onde você já está. Esta frase resume praticamente toda a filosofia de uma expansão profissional de uma franquia.

Quando o franqueador adquire experiência na operação de seu negócio e pensa em expandir através da venda de franquias, precisa confiar no seu conhecimento sobre a região onde já está instalado para depois pensar em dominar outros mercados. Um negócio de sucesso normalmente é multiplicado primeiro em localidades muito próximas, justamente para consolidar o conceito junto à população que já conhece os produtos ou serviços e reconhece a marca. Ou seja, a regra é a mesma para negócios que fazem sucesso em outros países: não se atravessa um oceano sem ter antes conquistado um país inteiro.