O perfil do profissional exigido para dirigir uma organização de franquias é o de um prestador de serviços que, além do conhecimento técnico da sua área, tenha a habilidade em lidar com franqueados, operadores que não atendem à estrutura hierárquica das organizações tradicionais.

O cargo considerado crítico é o de Consultor de Campo, por lidar diretamente com o cliente franqueado, exigindo o perfil de alguém que tenha muita experiência no negócio e habilidade no relacionamento com franqueados. Este profissional deve preferencialmente ser recrutado junto às unidades próprias do franqueador, pois deve dominar com muita profundidade a operação da franquia.

Outro cargo considerado vital para uma organização franqueadora, mas muito pouco percebido por franquias brasileiras é o responsável pelo Centro de Treinamento. De que adianta desenvolver um conceito, produtos maravilhosos e investir milhões em sistemas, ferramentas de operação e grandes planos de marketing se não há uma adequada capacitação para franqueados e funcionários e nem uma metodologia para transferir e aplicar? Grandes organizações franqueadoras americanas desenvolveram há décadas o conceito da universidade corporativa hoje tão em moda, e chamam o tradicional Gerente de Treinamento de Reitor da Universidade.

Analisemos cada um dos cargos-chave da estrutura:

Cargo: PRESIDENTE
Área de Responsabilidade: responsável direto pela empresa franqueadora e pela rede franqueada como um todo.

Cargo: DIRETOR DE MARKETING
Área de Responsabilidade: marketing do negócio e expansão da rede franqueada.

Cargo: DIRETOR DE INSTALAÇÕES (REAL ESTATE)
Área de Responsabilidade: expansão imobiliária do negócio e administração da construção das unidades franqueadas.

Cargo: DIRETOR DE OPERAÇÕES
Área de Responsabilidade: capacitação de franqueados e gerenciamento da rede de franquias e unidades próprias em operação.

Cargo: CONSULTOR DE CAMPO
Área de Responsabilidade: gerenciamento da rede franqueada instalada.

Cargo: REITOR DA UNIVERSIDADE – CENTRO DE TREINAMENTO DA FRANQUIA
Área de Responsabilidade: administração dos programas de treinamento e do Centro de Treinamento da franquia.

Cargo: DIRETOR DE PRODUTOS
Área de Responsabilidade: novos produtos e relacionamento com fornecedores.

Cargo: DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO
Área de Responsabilidade: administração e gerenciamento do negócio da empresa franqueadora e das franquias.