Antes de pensar na sistematização de um processo de venda de franquias, é necessário ter um processo de venda de franquias; algo que poucas empresas usam, pois no geral, o setor de franquias contrata empresas de corretagem, que fazem a captação de candidatos através de um processo terceirizado, ou seja tem pouco ou nenhuma ação efetiva na busca de candidatos a franquia.

Para montar um processo de venda de franquia que funcione, é necessário fazer algumas ações para captação de candidatos, são elas:

  • Folheto de franquia (Material impresso disponível para retirada dos consumidores nas lojas próprias e franquias);
  • Site condizente com o material impresso, falando a mesma língua;
  • Assessoria de imprensa;
  • Ações localizadas (CDL, Shopping Centers, Jornal Local);
  • Ações Pontuais em datas comemorativas;
  • Calendário de Marketing para venda de franquias.

O passo seguinte é convidar os candidatos da localidade para uma apresentação do negócio, que pode ser em um hotel, com pelo menos 20 candidatos. A partir dessa apresentação, alguns candidatos ficarão no processo (em média 5 candidatos continuam). Dos candidatos que restarem, solicita-se um preenchimento de uma ficha de avaliação sócio econômica, afinal ele conheceu todo seu negócio e você também quer conhecê-lo.

Depois, os candidatos que responderem, recebem a COF (Circular de Oferta de Franquia) e são convidados a testar o negócio, ou seja fazer um “test-drive” da operação por pelo menos 1 dia, o objetivo desse teste é que ele (candidato) experimente o negócio, passe por todas as áreas do negócio e decida realmente se quer operar o negócio pelos próximos anos de sua vida. Se a resposta for sim, ele continua no processo e partimos para entrevistas individuais, que servem para escolher o melhor candidato, essa é uma decisão que deve ser compartilhada pelo comitê de expansão da franqueadora, ou seja todos os diretores da franqueadora participam da entrevista individual e elaboram um ranking afim de escolher o melhor candidato.

Após a escolha o candidato, o mesmo assina o pré-contrato, paga todas as taxas e o investimento necessário e vai para o treinamento, e o ciclo se retoma novamente em outra área e com outros candidatos.