É comum antes mesmo da inauguração, durante o período de implantação, acontecer a primeira crise entre franqueado e franqueador, que é gerado pela falta de apoio (conhecimento) no processo de instalação da franquia. É o momento de maior gasto do franqueado, onde, todos os investimentos são realizados.

Porém, se a sua rede de franquias tem um programa de Fornecedores Licenciados, esses podem apoiar diretamente a sua expansão.

Na estrutura de negócios de uma organização franqueadora tem como base o inter-relacionamento formado pelo franqueador, franqueado e fornecedor. Esta relação é conhecida como o triângulo dos 3F’s onde, franqueador, rede franqueada e fornecedores pensam e agem em conjunto para conquistar o cliente final: o consumidor. Este conceito operacional de relacionamentos permite que os investimentos do franqueador sejam canalizados para crescer a rede ganhando escala. O suprimento da rede e toda a complexidade operacional de abastecimento é desenvolvido com fornecedores licenciados. Custos operacionais são drasticamente reduzidos, provocando naturalmente uma forte influência de várias organizações externas atuando com o franqueador junto à rede franqueada, exigindo assim, um grande esforço para preservar a cultura de uniformidade operacional e preservação da marca. Mas este modelo permite ao franqueador uma considerável redução de investimentos e custos.

Lembre-se: fornecedores têm interesse direto na expansão da sua rede de franquias, pois terão benefícios como um novo ponto para comercializar produtos e serviços e para montarem acordos de vendas de longo prazo.