A dificuldade criada pelo mercado está sempre pautada na difícil tarefa de venda; nessa situação, empresas decidem terceirizar a expansão, acreditando que a contratação de um terceiro seja algo totalmente natural. Mas terceirizar a venda de franquia deve ser tarefá INDELEGÁVEL. Então, como decolar a expansão da rede?

Uma regra que ajuda o franqueador a entender melhor o processo de venda é a estatística 100 – 35 – 10 – 5 – 1. Onde, em processos bem estruturados de venda de franquias mostram que: de cada 100 candidatos de uma determinada região, apenas 35 atenderão ao convite para uma aprensentação coletiva. Destes, somente 10 enviarão informações detalhadas de pré-qualificação (e somente para eles deve ser enviada a Circular de Oferta), sendo que 5 passarão pela bateria de entrevistas e test-drive para que, finalmente 1 seja escolhido.

Veja abaixo ações que ajudam a Decolar a Expansão:

Escolhida a localidade para abertura da franquia, de acordo com o plano de expansão:

  • “Plante” matérias em veículos locais, por meio de assessoria de imprensa;
  • Veicule anúncios locais;
  • Entre em contato com entidades locais que possam ser fonte de candidatos no perfil desejado;
  • Avise a todos que sua franquia está chegando na cidade e busca candidatos;
  • Entregue o folheto da franquia para todos que responderem as ações;
  • Faça um convite para uma apresentação coletiva, para todos que responderem o formulário do folheto;
  • Faça uma apresentação clara e objetiva da franquia e do negócio, conceito, valores e retorno financeiro.

Vamos lá, pegue seu plano de expansão e elabore um planejamento de vendas e decole a expansão da sua rede de franquias! Boas vendas!