O crucial é identificar onde e como buscar candidatos que tenham maior probabilidade de corresponderem ao perfil ideal de franqueado. Dependendo do seu segmento de atuação, do orçamento disponível e da quantidade de candidatos que você pretende atrair, você poderá considerar uma ou mais entre diferentes fontes de recrutamento, como, por exemplo:
- feiras e outros eventos, específicos de franquias ou da sua área de atuação;
- associações de classe;
- publicações especializadas em franquias (como guias de oportunidades) ou no seu segmento de atuação (por meio de anúncios ou matérias, preferencialmente originadas do trabalho consistente de assessoria de imprensa);
- telemarketing ativo e passivo;
- mala-direta;
- folhetos, folders e cartazes;
- site na internet ou comunicação via e-mail;
- rádio e/ou televisão;
- indicações de amigos, fornecedores , outros franqueados, funcionários, etc;
- pontos-de-venda da sua rede (que possam, de alguma forma, comunicar aos clientes que eles também podem aderir ao negócio).
Outras fontes de captação poderão ser acionadas, conforme a realidade de cada mercado, isto é, de cada área para onde se pretende expandir a rede franqueada.