O crucial é identificar onde e como buscar candidatos que tenham maior probabilidade de corresponderem ao perfil ideal de franqueado. Dependendo do seu segmento de atuação, do orçamento disponível e da quantidade de candidatos que você pretende atrair, você poderá considerar uma ou mais entre diferentes fontes de recrutamento, como, por exemplo:

  • feiras e outros eventos, específicos de franquias ou da sua área de atuação;
  • associações de classe;
  • publicações especializadas em franquias (como guias de oportunidades) ou no seu segmento de atuação (por meio de anúncios ou matérias, preferencialmente originadas do trabalho consistente de assessoria de imprensa);
  • telemarketing ativo e passivo;
  • mala-direta;
  • folhetos, folders e cartazes;
  • site na internet ou comunicação via e-mail;
  • rádio e/ou televisão;
  • indicações de amigos, fornecedores , outros franqueados, funcionários, etc;
  • pontos-de-venda da sua rede (que possam, de alguma forma, comunicar aos clientes que eles também podem aderir ao negócio).

Outras fontes de captação poderão ser acionadas, conforme a realidade de cada mercado, isto é, de cada área para onde se pretende expandir a rede franqueada.