Os conselhos são criados, em geral, à partir do comprometimento nas relações entre franqueador e franqueado. Os Conselhos são, antes de tudo, uma iniciativa de franqueados, a parte que se sente frágil no negócio. Os franqueados buscam fortalecer-se, por exemplo, nas questões relacionadas ao mau uso ou à falta do Fundo de Propaganda Cooperada; ou na administração de problemas de fornecimento de produtos ou serviços. Por que, então, não se antecipar, evitando desgastes desnecessários e criando você mesmo um mecanismo capaz de promover o entendimento entre as partes? Veja alguns benefícios em se ter um Conselho de Franqueados:

  • Promover e manter a harmonia, desenvolvendo confiança mútua entre franqueadores e franqueados;
  • Promover reações imediatas no negócio, direcionando-o para mudança de políticas, lançamento de produtos e programas de desenvolvimento;
  • Permitir ao franqueador avaliar todas as ações – suas e dos franqueados – identificando prematuramente problemas;
  • Propiciar resultados em crescimento das vendas, graças à sensível melhoria dos produtos e serviços;
  • Eliminar a maioria dos problemas de relacionamento entre franqueadores e franqueados, gerados por comunicação ineficiente;
  • Criar um novo e melhor canal de informação entre franqueados no campo e o pessoal da alta administração da empresa franqueadora;
  • Propiciar melhores condições de atendimento à demanda gerada pelos clientes;
  • Exigir treinamento cada vez mais sofisticado, o que é muito bom;
  • Possibilitar melhor planejamento corporativo;
  • Manter um ritmo sistemático no desenvolvimento de padrões operacionais;
  • Ajudar a manter sob controle as estratégias mercadológicas.