O aumento do número de empresas franqueadoras nos últimos anos e o conseqüente aumento de opções de negócios que todos os dias surgem diante das pessoas interessadas em comprar uma franquia, tem feito com que muitas empresas criem campanhas de vendas de franquias voltadas para a diminuição de taxas ou mesmo a ausência delas.

Para tornarem-se mais competitivas e atrair mais candidatos interessados em comprar suas franquias, empresas franqueadoras fazem promoções de descontos da taxa de franquia, pagamento em até três vezes e ausência de royalties. Algumas chegam até a dizer que caso o franqueado não esteja satisfeito com o negócio, poderá devolvê-lo, como se a venda da franquia pudesse ser comparada à comercialização de qualquer outro produto sob as regras do Código de defesa do Consumidor.

O que torna as franquias competitivas na verdade, não é a diminuição ou ausência de taxas e, sim, a cobrança de todas elas – Taxa de Franquia, Taxa de Royalties e Taxa de Propaganda – e muito bem cobradas. Só assim o franqueador pode garantir uma franquia onde o suporte oferecido, desde o treinamento, remunerado pela Taxa de Franquia, até os serviços prestados constantemente pela equipe de franqueador para garantir o sucesso dos franqueados, inseridos na Taxa de Royalties mensal é que fazem a diferença de uma franquia e aí, sim, fazem com que ela tenha uma série de diferenciais perante as demais oportunidades de negócio do mercado.