Esse é sem dúvida mais um tema que traz muitas dúvidas à candidatos a franquia e principalmente a franqueadores. Ceder ou não uma área territorial exclusiva para o franqueado atuar?
E para que essa pergunta seja definitivamente respondida, vamos pensar primeiro nos prós e nos contras. Veja abaixo:

Prós:

  • Cobertura local de um único franqueado;
  • Uma “Velocidade para expandir” pois a responsabilidade de abertura de lojas é do franqueado local;
  • Menos franqueados por localidade (porém com mais lojas); e
  • Facilidade para montar um plano de expansão (precisa pensar menos em divisão de áreas).

Contras:

  • Franqueado local engessa o mercado (não quer abrir outras unidades);
  • Em alguns mercados, Franqueados com muitas unidades (rede dentro da rede);
  • Franqueados insatisfeitos com o mercado dele, acha que poderia estar com um mercado melhor ou maior;
  • Franqueado reage quando questionado, confunde área territorial com “exclusividade regional”; e
  • Franqueados incomodados com surgimento de outros franqueados que possam “ameaçar seu território”.

Portanto, fica claro que, dar uma área territorial para um único franqueado atuar é um risco que inicialmente não aparece, porém, é visível no médio e longo prazo. Quando o mercado necessitar de outra unidade, e o franqueado atual não desejar, ou não possuir condições financeiras para implantar uma nova unidade, nesse caso ele não permite que a franqueadora divida sua área territorial, que na visão dele já é pequena. É nesse momento, que concorrentes se instalam nessa localidade, já que a demanda gerada pela população é maior do que a unidade franqueada pode suprir, ou seja, abre espaço para concorrente se instalarem e crescerem.