Uma das grandes dificuldades de franqueadores de todo o país é manter os valores do investimento para quem deseja abrir a franquia, que foram calculados no início da expansão da rede. Como normalmente não há planejamento para a compra ou negociação antecipada dos itens que compõem o negócio, como equipamentos, mobiliário, suprimentos e insumos, fica difícil informar desde já aos interessados na franquia, quanto ela custará nos próximos anos.

Nesses casos, o que ocorre na maioria das vezes é que, para não aumentar o valor do investimento e, com isso, desacelerar o processo de expansão, muitos franqueadores aumentam o valor da Taxa de Franquia ou até acabam criando outras taxas (com os mais variados nomes) para suprir os reajustes de fornecedores para a montagem do negócio. O dilema é grande, pois quanto maior é o investimento para a aquisição de uma franquia, menos candidatos com perfil ideal são encontrados e maior é a dificuldade de expandir de forma profissional.

A falta de planejamento da expansão é a grande culpada por causar este problema. Quando o franqueador entende que precisa planejar para crescer, começa a conhecer a força de uma rede junto a seus fornecedores e negocia preços de acordo com o número de lojas que terá nos próximos anos. Caso contrário, vende franquias para investidores que não estarão preocupados com o envolvimento que uma franquia requer de seu franqueado. E deixará de oferecer um negócio atrativo, com baixo investimento e os melhores preços do mercado para insumos, equipamentos e serviços a interessados na franquia que querem comprar um negócio pronto, testado e de sucesso.