Boa parte das franquias não se utilizam de métodos profissionais de localização e instalação de seus negócios. Muitos franqueadores são totalmente despreparados para identificar e avaliar adequadamente pontos comerciais para instalar o negócio. É ainda comum que a avaliação do ponto se restringe a uma viagem, geralmente paga pelo futuro franqueado, e um comentário final: “eu acho este ponto ótimo, está aprovado!”. Outro fenômeno, que cada vez mais acomoda franqueadores é o shopping center. Boa parte deles associam imediatamente a abertura de um novo shopping com a abertura de uma nova franquia, obviamente com o investimento do franqueado.

Todos sabemos que o tempo médio de maturação de um empreendimento do porte de um shopping nunca é inferior a quatro anos. Muitos franqueadores acreditam nos dados de captura de consumidores que constam dos folhetos de lançamento ou de vendas de pontos como se acredita em bula de remédios milagrosos. Certamente se alguém resolver somar todas as áreas de influência e a quantidade de consumidores que são capturados por cada shopping teríamos mais um país de consumo, além daquele já existente.

Área de Influência de Negócio

Quando bem localizadas as franquias e negócios em geral apresentam um fenômeno de atração de consumidores. Aproximadamente 65% do faturamento de um negócio pode vir de consumidores localizados a um raio de apenas um quilômetro a partir do ponto de localização.

Com um raio de apenas dois quilômetros é possível atingir os consumidores que representam até 85% do faturamento e, para atingir 98% o raio seria ampliado para três quilômetros.

Os 2% restantes estariam além dos três quilômetros.