Franqueados normalmente julgam o desempenho do franqueador através do aumento da lucratividade da sua franquia e pela forma com que este age diretamente para continuamente aumentar as vendas e reduzir os custos do negócio.

Se você ainda não quer questionar os pesados custos de produção e distribuição de sua própria operação, comece a pensar muito rapidamente em uma fórmula para ajudar o franqueado a crescer e gerar lucro.

Há uma enorme quantidade de itens que são comprados individualmente por cada franqueado e que, se adquiridos conjuntamente, teriam uma redução de custos e um aumento significativo nas margens do negócio.

Muitos franqueadores, especialmente os americanos, perceberam esta oportunidade e organizaram as chamadas cooperativas informais de suprimentos.

Não se preocupe, não há por que montar uma cooperativa formal, mas sim montar uma operação que trabalhe com os mesmos conceitos e que permita canalizar toda a sinergia proporcionada por uma rede de franquias.

Não há restrições de tamanho ou tipo de negócio, em franchising é possível formar uma cooperativa formal ou informal de suprimentos para obter vantagens do poder de compra da rede sobre qualquer tipo de produto ou serviço como seguros, locações, lápis, veículos, pneus, computadores, impressos, vitrinas, catálogos, embalagens, mobiliário, telefonia, transmissão de dados, enfim tudo é possível, basta organizar e envolver a rede.

O sucesso de uma cooperativa informal de suprimentos depende do envolvimento conjunto entre os dirigentes da organização franqueadora e dos franqueados, desde o início da montagem e também na sua administração.

Como resultado é possível obter uma significativa melhoria no relacionamento entre o franqueado e franqueador, além das oportunidades que são geradas para reduzir custos e incrementar lucros.