Quem compra uma franquia está decididamente comprando a experiência de quem já fez, o conhecimento do franqueador. Em princípio, cabe ao franqueador competente assessorar seus franqueados, até que estes alcancem o sucesso.

Ser treinado e receber orientação técnica é o que 56,34% das pessoas procuram quando escolhem operar um negócio formatado e, realisticamente, os serviços que eles mais esperam do franqueador são:

• Suporte na pré-operação da franquias: seleção do ponto comercial, arquitetura e instalações, equipamentos, estoques e suprimentos, treinamento, assistência na pré-inauguração e assistência na inauguração;

• Suporte de serviços continuados: assistência na resolução de problemas, obtenção de suprimentos e fornecedores, treinamento ao franqueado e seus funcionários, vendas e esforços de marketing, avaliações financeiras, fornecimento de manual de operações e comunicação regular com o franqueador.
Portanto, treinamento de franqueados, manuais de operações e consultoria de campo são programas e bases fundamentais para que o negócio franquia seja sustentado.