É comum, antes mesmo da inauguração, durante o período de instalação do negócio, acontecer a primeira crise entre franqueador e franqueado. Geralmente, essa primeira crise é gerada pela falta de apoio (conhecimento) no processo de instalação da franquia. E esse é o momento de maior gasto do franqueado, onde praticamente 80% do investimento é colocado.

Vale lembrar que franqueado envolvido em obra é “pepino” na certa, pois ele vai querer alterar o projeto todo se puder. Principalmente se não tiver nada para fazer nesse momento. Portanto, é necessário ocupar o franqueado, e uma das melhores ocupações para ele nesse momento é: TREINAMENTO. O franqueado deve estar envolvido com o treinamento do negócio e não com a obra, até porque logo que o negócio estiver pronto, ele precisa saber operar e nesse momento terá que colocar na prática tudo o que aprendeu no treinamento.

Portanto, franqueadores, se não quiserem ter essa primeira crise com o franqueado, ocupem o tempo ocioso dele com TREINAMENTO, e se possível proíbam o franqueado de visitar a obra, essa é uma dica de ouro e tema do programa de formação de executivos em franchising.