Gradativamente, franqueadores começam a buscar um objetivo comum: ganhar escala, ou seja, conseguir melhores negociações para que as franquias possam manter-se competitivas no mercado.

Já é possível perceber evolução no mercado, outrora dominado por franqueadores que fabricavam produtos na sua totalidade para vender aos franqueados. Ainda é grande o número de franquias que adotam este procedimento, transformando a rede franqueada numa simples revenda, mas a representatividade é cada vez menor. Atualmente uma boa parte das franquias ainda cuida da fabricação mas homologa fornecedores para o que não fabrica.

Franqueadoras que licenciam totalmente produtos e serviços ainda são poucas, mas são as redes mais profissionais e de maior sucesso, conhecidas como “business format franchise” (franquia de negócio formatado).

Homologar fornecedores terceirizados para fabricar produtos com a marca do franqueador que serão exclusivamente comercializados pela rede franqueada ainda são poucos em nosso mercado, mas aqueles que já atingiram este estágio podem ser notados como redes de muito sucesso e lucratividade.

Funciona como lei: quanto mais o franqueador se dedica a “produzir franquias” maior é a sua escala e menor é o seu envolvimento com “fabricação de produtos”.

Quanto maior é o vínculo da rede franqueada com um “cartório de produção” menor é o crescimento e menor é a escala, mas maiores são os custos e o conflito gerado por preços e prazos que mantém o “cartório produzindo”.

Franquias de sucesso aproveitam cada vez mais o poder de compra da rede que invariavelmente atraem grandes fornecedores que desejam produzir ou colocar seus produtos para os franqueados. Além da vantagem de contarem com fornecedores que possuem estrutura de produção e também de distribuição, o franqueador consegue manter o padrão dos produtos e serviços comercializados e o consumidor final reconhece na marca da franquia a qualidade independente da localização.

Do outro lado, fabricantes motivados pela possibilidade de obterem contratos de fornecimento de longo prazo, com grandes quantidades programadas e com pedidos padronizados conseguem reduzir custos sem alterar a qualidade. Como resultado os preços caem de forma drástica e os prazos de pagamentos são dilatados.