Muitos comentários sobre como calcular o market share são feitos, e sempre é observado um erro muito comum cometido pelas empresas franqueadoras. Na grande maioria dos casos, o cálculo é feito de maneira errônea, as empresas calculam uma porcentagem do que o mercado compra, por exemplo, para uma rede pizzarias, é feita a soma das vendas dos concorrentes do setor e “descobre-se” a sua participação. Então, o mercado comprou 10 mil pizzas, e eles vendem 3 mil, acham portanto,que possuem 30% de share do mercado. Porém, esse módulo de cálculo está absolutamente errado, pois o calculo foi feito sobre o que o mercado compra e não no potencial que o mercado poderia comprar.

Como devemos fazer esse cálculo? Simples, se você sabe quem é o seu cliente final e conhece sua base de clientes, consegue dizer, aproximadamente, quantos clientes iguais aos seus existem em determinada localidade ou área de negócio, sendo assim, fica fácil de calcular.

Por exemplo, pelo histórico é fácil afirmar que em uma área de negócio com aproximadamente 100 mil pessoas, apenas 15% tem perfil de renda e idade para consumir determinado produto, e consome esse determinado produto (pizza) 2 vezes ao mês, identificamos que, em uma área de negócio com 100 mil habitantes, 15% dos clientes com perfil são 15 mil potenciais consumidores, e eles podem consumir 2 pizzas ao mês, isso significa que a venda média de pizzas para essa área de mercado seria de 30 mil pizzas ao mês, sendo assim, se a pizzaria vende 3 mil pizzas por mês, ela possui 10% do market share daquele mercado e não os 30% antes calculado.

Venha conhecer essa e outras dicas no PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE EXECUTIVOS EM FRANCHISING e aprenda de verdade como profissionalizar a sua rede de franquias.