A estrutura de negócios de uma organização franqueadora tem como base o inter-relacionamento formado pelo franqueador, franqueado e fornecedor. Esta relação é conhecida como o triângulo dos 3F’s onde, franqueador, rede franqueada e fornecedores pensam e agem em conjunto para conquistar o cliente final: o consumidor. Este conceito operacional de relacionamentos permite que os investimentos do franqueador sejam canalizados para crescer a rede ganhando escala. O suprimento da rede e toda a complexidade operacional de abastecimento é desenvolvido com fornecedores licenciados. Custos operacionais são drasticamente reduzidos provocando naturalmente uma forte influência de várias organizações externas atuando com o franqueador junto à rede franqueada, exigindo um grande esforço para preservar a cultura de uniformidade operacional e preservação da marca. Mas este modelo permite ao franqueador uma considerável redução de investimentos e custos, onde:

  • Fornecedores canalizam sua atenção para atender o cliente franqueado, e o franqueador é quem administra este relacionamento;
  • Toda a estrutura de organização do franqueador estará voltada para prestar serviços para o franqueado e para licenciar fornecedores altamente qualificados e especializados (não há dispersão de recursos para produzir).