Para desenvolver um programa de treinamento que realmente funcione, primeiramente, é preciso definir com clareza as áreas do negócio franquia (veja exemplo na imagem ao lado). E para cada área é preciso desenvolver um fluxo de procedimentos e funcionamento, com início, meio e fim. Lembrando que esse fluxo definirá o programa de treinamento da área de negócio.

Prosseguindo, para cada área de negócio o programa de treinamento deve incluir:

  • quem é quem na estrutura do franqueador de apoio à área;
  • comunicações e relacionamento franqueado-franqueador;
  • operação diária da abertura ao fechamento da área de negócio; e
  • detalhamento da operação.

E mais, o Programa de Treinamento deve incluir detalhes sobre a operação e administração do negócio como:

  • controle de qualidade;
  • compras/relacionamento com fornecedores;
  • propaganda, marketing e merchandising;
  • finanças, administração e controles;
  • aspectos legais do negócio, fiscais, tributários e contábeis; e
  • segurança.

E ainda:

  • concorrência;
  • uso da marca;
  • sistemas seu uso e operação;
  • manutenção e conservação;
  • recursos humanos – cargos e salários, recrutamento;
  • seleção, contratação, treinamento, motivação, avaliação de desempenho; e
  • administração, dispensa, obrigações legais, etc.