Inicialmente, a grande vantagem é a melhoria nos preços de produtos e serviços essenciais, que é proporcionado pelo poder de compra que só a força conjunta da rede pode obter. Mas, além deste importante benefício, é possível citar outros igualmente importantes para o sistema de franquias:

  • 1°: um sistema de compras cooperadas pode ajudar o franqueador a estabelecer um programa de trabalho que será desenvolvido em conjunto com os franqueados, e com isso , fortalecer o senso de unidade na rede. Este é um resultado que pode ser considerado secundário, mas ajuda muito a construir um relacionamento positivo facilitando a compreensão dos franqueados para muitas das dificuldades encontradas pelo franqueador em suprir a rede;
  • 2°: uma cooperativa enfatiza a importância de fazer parte do grupo. Uma das razões determinantes que levaram franqueados a comprarem a franquia tem origem na possibilidade de partilhar com o franqueador de todos os benefícios gerados pelo conhecimento do negócio e pelo suporte que é oferecido pela franquia. Adicionalmente, estes benefícios são estendidos pelo conhecimento e aprendizagem ofertada pelo próprio grupo de franqueados.

Há ainda um terceiro benefício proporcionado por uma cooperativa informal que pode ajudar um franqueador a perceber com muita clareza as mais diversas iniciativas dos franqueados. Os franqueados envolvidos no gerenciamento da cooperativa acreditam na legitimidade do projeto e encorajam outros franqueados a mudarem sua maneira de pensar. Mudar de “Para que isto serve?” para “Como posso ajudar o grupo a ter mais sucesso?”.