O fato é que o rápido crescimento de tamanho e número de franqueados e franqueadores tem intimidado o relacionamento pessoal e reduzido o processo de comunicação, que deveria fazer parte do franchising.

Avanços tecnológicos em administração e distribuição têm produzido no franchising profundas mudanças, transformando-o em um negócio de alta complexidade. Por outro lado, as franquias deveriam estar provendo as mais fantásticas linhas de comunicação entre a indústria (fornecedores de produtos) e seus consumidores finais, pela exclusividade proporcionada pelo sistema e pela proximidade existente entre o franqueado e o seu cliente, o consumidor final.

Mas, infelizmente, o que tem ocorrido é uma forte demanda por conflitos de relacionamento, com forte tendência de crescimento. Franqueadores e franqueados mais experientes têm demonstrado que um Conselho de Franqueados é essencial para a resolução de problemas nos tempos de hoje.

A demanda gerada pelos clientes, o crescimento da rede, exigindo treinamento cada vez mais sofisticado, planejamento corporativo, continuidade no desenvolvimento de padrões operacionais, coordenação de estratégias mercadológicas, são apenas alguns aspectos do franchising que um Conselho de Franqueados pode ajudar a resolver.