Para entender melhor a diferença entre fazer uma consultoria de campo e visitas eventuais, é melhor separarmos cada ação e entendermos como ela funciona na prática, veja abaixo:

Consultoria de Campo

  • É esperada e aguardada pelo franqueado;
  • Elo entre a franqueadora e sua rede de franquias;
  • Busca melhoria contínua do negócio;
  • Garante apoio e segurança para os franqueados e suas equipes;
  • Padroniza a operação através do treinamento, manuais e consultoria de campo;
  • Ajuda o franqueado a minimizar os custos operacionais;
  • Busca fazer o franqueado vender mais e por fim ganhar mais dinheiro.

Visitas Eventuais

  • É temida pelos franqueados pois não é combinado;
  • Aponta somente os defeitos da operação;
  • Busca “pegar” o franqueado afim de puni-lo;
  • O franqueado esconde as informações ou tenta maquiar a operação no dia da visita não anunciada;
  • Levantamento do estoque com a intenção somente de tirar mais um pedido de compra do franqueado;
  • Impõem mudanças físicas ou de sistemas afim de “padronizar a operação”.

Portanto, se você franqueador se identificou com o primeiro perfil, parabéns! Seu negócio está se tornando cada vez mais profissional e sua rede de franquias não terá do que reclamar. Mas se você se identificou com o segundo perfil, cuidado! Seu sistema de Visita Eventual “mascarado com o nome de consultoria de campo” está prejudicando a operação da sua rede e fazendo com que ela não sobreviva a longo prazo.