Para entender melhor a diferença entre fazer uma consultoria de campo e visitas eventuais, é melhor separarmos cada ação e entendermos como ela funciona na prática, veja abaixo:
Consultoria de Campo
- É esperada e aguardada pelo franqueado;
- Elo entre a franqueadora e sua rede de franquias;
- Busca melhoria contínua do negócio;
- Garante apoio e segurança para os franqueados e suas equipes;
- Padroniza a operação através do treinamento, manuais e consultoria de campo;
- Ajuda o franqueado a minimizar os custos operacionais;
- Busca fazer o franqueado vender mais e por fim ganhar mais dinheiro.
Visitas Eventuais
- É temida pelos franqueados pois não é combinado;
- Aponta somente os defeitos da operação;
- Busca “pegar” o franqueado afim de puni-lo;
- O franqueado esconde as informações ou tenta maquiar a operação no dia da visita não anunciada;
- Levantamento do estoque com a intenção somente de tirar mais um pedido de compra do franqueado;
- Impõem mudanças físicas ou de sistemas afim de “padronizar a operação”.
Portanto, se você franqueador se identificou com o primeiro perfil, parabéns! Seu negócio está se tornando cada vez mais profissional e sua rede de franquias não terá do que reclamar. Mas se você se identificou com o segundo perfil, cuidado! Seu sistema de Visita Eventual “mascarado com o nome de consultoria de campo” está prejudicando a operação da sua rede e fazendo com que ela não sobreviva a longo prazo.