Criar padrões em uma rede de franquias é muito fácil e obedecer esses padrões é uma tarefa diária. A homogeneidade da rede é que garante a identificação do negócio pelo consumidor final, um exemplo clássico é a rede McDonald’s, que consegue manter os padrões de instalação, layout funcional, visual merchandising e mix de produtos.

Quanto mais padrão a rede tiver, mais ela conseguirá reduzir consideravelmente os custos de instalação do negócio, pois a franqueadora deixa de comprar loja por loja e passa a comprar, por exemplo, pelas próximas 100 unidades que serão inauguradas nos próximos anos, com isso, ela aumenta o poder de compra diante do fornecedor; isso serve para todas as áreas do negócio, desde a instalação, mobiliário, máquinas, equipamentos, utensílios, vitrines, computadores e até mesmo material de escritório, já que o pedido será multiplicado pelas quantidades de lojas existentes + as que serão inauguradas vezes o consumo mensal multiplicado por 12 (ano), com entregas programadas durante todo o ano de atividade.

Porém, isso só poderá dar certo se as unidades forem todas padronizadas, ou seja, uma a cópia da outra, afinal, se é franquia, por que cada unidade possui um projeto arquitetônico diferente? Nesse negócio chamado franchising o grande segredo do sucesso é a padronização, que deve ser buscada a cada dia, e jamais deixar a exceção virar regra e, quando existir uma exceção tratá-la como exceção.