Para a definição de uma ÁREA DE MERCADO utilizaremos o critério de ÁREA DE INFLUÊNCIA do ponto de pesquisa.

A “TRADING AREA”, ou área de influência comercial, será definida por uma circunferência a partir do ponto em prospecção, que identifica proporcionalmente a origem do faturamento de uma nova loja que poderá ser instalada no local.

Percentualmente, 65% do faturamento de uma loja pode vir de consumidores localizados por um raio de apenas 1 KM. Para abranger os consumidores que representam 85% do faturamento dessa mesma loja, ampliaríamos o raio para 2 KM e, para atingir 98%, seria ampliado para 3 KM. Os 2% restantes estariam além de 3 quilômetros. Estes raios representam as áreas de comercialização e serão identificados como:

  • Até 1 Km – Trading Área Primária, que representa 65% do consumo da loja
  • Até 2 Km – Trading Área Secundária, que representa 85% do consumo da loja
  • Até 3 Km – Trading Área Terciária, que representa 98% do consumo da loja

Veja gráfico abaixo:

Obs: Como política de proteção para as lojas existentes, e para as novas que serão instaladas, aconselha-se um raio de proteção equivalente a 4 KM, assim, pode-se garantir que as lojas NÃO sejam canibalizadas entre si.

Fonte: RIZZO FRANCHISE