Se todo franqueado recebeu o mesmo treinamento, as mesmas orientações sobre o negócio, os mesmos manuais, então qual o motivo de existirem franqueados que não engrenam, que não conseguem ter um desempenho satisfatório? O que eles têm de errado?

A resposta é muito simples: esses franqueados que ficam abaixo do desempenho desejado, não possuem NADA de errado, muitas vezes eles estão no negócio errado e o grande culpado nessa história toda é o processo de escolha que foi feito com esse franqueado, e o franqueador tem a maior parcela de culpa, afinal, muitas vezes vende a franquia para um amigo, um parente, um conhecido ou simplesmente vende a franquia para o primeiro que aparecer; ele não selecionou ninguém, nesses casos a grande dica é trocar o franqueado, sentar e conversar com ele sobre preservar o capital que ainda resta e tomar essa difícil decisão de substituí-lo.

Outro grande motivo de franqueados com desempenhos abaixo da média é a localização do negócio que, muitas vezes, o franqueador deixa “por conta” do candidato que tem ou quer viabilizar um ponto da família, e nesses casos a culpa maior ainda continua sendo do franqueador, pois é ele quem tem a experiência, conhece o negócio e não deveria deixar em hipótese alguma o franqueado decidir sobre a localização do negócio. Se você franqueador identificar que a localização está errada, nada mais simples que relocalizar a operação, é doloroso, caro, mas talvez seja a única salvação do negócio. Lembre-se que é melhor relocalizar um negócio do que fechá-lo, a premissa é: para cada 1 franquia que se fecha é necessário abrir pelo menos 10, para recuperar o prestígio da marca, pois nenhuma pessoa vai comentar “o negócio do Zezinho não deu certo”, eles vão dizer; “aqui essa Franquia X não vai pra frente” . Portanto, caro franqueador, desempenho baixo de franqueado é culpa sua, tanto na escolha do mesmo, quanto na localização do ponto.