Por que começar um artigo falando de Fair Play (Jogo Limpo)? Simples: não existe nada mais claro que possa definir como deve ser a relação franqueador x franqueado e vice-versa.

Entrar em um negócio conhecendo as regras do jogo, pode não ser uma garantia de sucesso, mas com certeza, vai minimizar o risco, pois o franqueado que já entra sabendo com clareza todas as regras não pode afirmar que foi enganado ou induzido ao erro.

Franqueadores, em sua maioria, tem um papel extremamente importante nessa relação, pois vendem um “sonho” que, embora seja concreto, é muito mais emocional que racional, é a oportunidade do franqueado mudar de vida, ter seu próprio negócio, acreditando que realmente comprou seu sonho.

Muitas franqueadoras vendem a idéia de que não cobram algumas taxas, que são essenciais para a vida da empresa franqueadora, afinal uma empresa que “vive” da transferência de tecnologia, de know how, precisa ter uma fonte de receita, conhecida como taxa de Franquia e Royalties; se algumas empresas usam a ausência dessas cobranças como atrativo de vendas, significa que ganha sua receita de alguma outra forma, que não está clara nesse jogo, como dissemos no início desse artigo Fair Play.

Se a receita da franqueadora não está explícita durante a relação franqueador x franqueado, muitas vezes o franqueado na ponta da operação sabe que está pagando mais caro por um produto que muitas vezes é industrializado pela empresa franqueadora ou distribuído por ela com um markup maior do que deveria ser. Definir a relação de taxas que serão cobradas durante toda a relação demonstra mais transparência, pois desde o início o franqueado já sabe o quanto terá que pagar por aquilo que recebe todos os meses, know how, solidez, escala, suporte, marca forte entre outros.

Transparência é a chave dessa relação, se você franqueador não é transparente com seus franqueados, como pode exigir que ele seja transparente com você? Afinal, só podemos cobrar aquilo que oferecemos, se você é transparente na relação com seu franqueado, pode e deve exigir o mesmo. Franqueadores que geram dúvida na relação com seus franqueados, possuem uma rede com baixa fidelidade por parte deles.