Quando você pedir uma refeição em um McDonalds no exterior, preste atenção pois poderá estar consumindo um produto – made in Brazil -, veja só:
Sadia – é o fornecedor de frango para as lojas do McDonalds no Japão, Europa (Inglaterra, principalmente) e Mercosul e, somente no ano de 2004 o volume de negócios chegou a R$ 48 milhões.
Cargill – brasileira exportou US$ 23,4 milhões em suco de laranja para os Estados Unidos.
FSB Foods – pães para o Paraguai, um negócio avaliado em US$ 121 mil.
Braslo/OSI – US$ 2,2 milhões em carnes para o Japão.
Polenghi e Schreiber – se dividiram nos queijos vendidos para países do Mercosul, principalmente Argentina. As duas empresas exportaram, respectivamente, US$ 591 mil e US$ 1,5 milhão.
Unilever exportou o equivalente a US$ 410 mil para países do Mercosul em molhos para o Big Mac, Chicken McJúnior e Crspy Chicken, além de mostarda.
O McDonalds tem 210 fornecedores locais. Se em franquia, a padronização é a regra básica, a qualidade do produto segue a mesma orientação.
Fonte: Cleide Carvalho e Wagner Gomes – Globo Mais