Nessa nova pesquisa da Rizzo Franchise, foram mapeados os 6 veículos mais utilizados pelos franqueadores brasileiros para vender suas franquias, veja abaixo:

  • Anúncios em Revistas e Jornal
  • Site Especializados
  • Televisão
  • Loja/Negócio – Take One
  • Feira de Negócios
  • Assessoria de Imprensa

I. Anúncios em Revistas e Jornal
a. Eficiente mas muito caro (Investimentos e Resultados) $$$
b. Alto nível de dispersão (foge plano de expansão)

II. Sites Especializados
a. Baixo custo comparado com outros veículos $$
b. Eficiente mas o nível de dispersão é incontrolável (foge do plano expansão)

III. Televisão
a. Eficiente mas muito caro $$$$
b. Alto nível de dispersão (foge do plano de expansão)

IV. Loja/Negócio – Take One
a. Baixo custo $
b. Muito eficiente (80% da decisão de compra acontece dentro do negócio)

V. Feira de Negócios
a. Eficiente mas muito caro $$$
b. Alto nível de dispersão e você é mais um (foge do plano de expansão)

VI. Assessoria de Imprensa
a. Baixo custo comparado com outros veículos $$
b. Muito eficiente pois o foco é local de acordo com plano de expansão

Nesse levantamento, podemos identificar os veículos mais eficientes, com baixa dispersão e com menor custo. Afinal, nem sempre é necessário “tiro de canhão” para matar passarinho, principalmente quando a empresa franqueadora ainda está em fase de decolar a expansão da sua rede de franquias.