Franquias de sucesso aproveitam cada vez mais o poder de compra da rede que, invariavelmente, atraem grandes fornecedores que desejam produzir ou colocar seus produtos para os franqueados. Além da vantagem de contarem com fornecedores que possuem estrutura de produção e distribuição, o franqueador consegue manter o padrão dos produtos e serviços comercializados e o consumidor final reconhece na marca da franquia a qualidade, independente da localização.

Estabelecer relacionamentos efetivos com fornecedores é sempre uma questão essencial, especialmente quando um franqueador define compras em nome da rede.

Alguns fatores são considerados de maior importância na hora de selecionar um fornecedor, neste primeiro artigo, falaremos do fator PRODUTO APROPRIADO, veja abaixo:

PRODUTO APROPRIADO: Isto parece simples, mas cabe ao franqueador decidir quais serão os produtos considerados fundamentais para os franqueados e para os consumidores finais. O primeiro passo é definir quais produtos oferecidos no mercado se encaixam perfeitamente com a imagem da empresa. Se este produto não estiver disponível, ou mesmo é exclusivo e depende de desenvolvimento, será necessário buscar um fornecedor que consiga atender estas exigências. Adicionalmente é necessário combinar os produtos entre os diversos fornecedores. Há sempre muitos fornecedores dispostos a produzir e distribuir seus produtos para uma rede de franquias, e tenha certeza de que haverá produtos altamente qualificados com preços a prazos atrativos. É desagradável quando não se pode oferecer outras opções de fornecimento para os franqueados, mas é fundamental não se perder o poder de compra da rede. Com menor poder de compra, o franqueador tem menos a oferecer a um fornecedor tornando-se menos importante. Deve-se sempre balancear a relação produto adequado, variedade e poder de compra.