Em uma rede de franquias, o relacionamento entre franqueador e franqueado deve ser o mais estreito possível. O motivo é óbvio: ao mesmo tempo em que a matriz quer resultados positivos e a boa imagem da sua marca, o empresário que optou pelo negócio espera suporte para tocá-lo. Visando garantir o fortalecimento da rede, empresas como Mundo Verde e Habibs investem em programas de relacionamento com os empresários que carregam seus nomes. Recentemente, a Multicoisas também aderiu ao posicionamento e implantou o Programa de Revigoramento Gerencial (PRG), para alavancar o potencial de crescimento de 15 das 47 lojas.

Jorge Eduardo Antunes, acredita que para a franquia ter sucesso, precisa participar ativamente da rotina do franqueado. Para isso, a empresa conta com uma das diretoras desempenhando papel de ombudsman, de modo estabelecer contato direto com as lojas da rede, à disposição dos proprietários em eventuais dificuldades. Um programa com este possibilita aos franqueados buscarem o aprendizado e a resolução de seus problemas, cuja grande maioria se dá pela falta de comunicação, explica ele. União entre franqueados é benéfica para os negócios

Esta iniciativa também foi levada adiante pelo Habib´s, empresa de fast-food especializada em comida árabe, cujas quase 285 filiais recebem equipes de apoio e suporte operacional ao menos uma vez por semana. Os profissionais abordam os principais tópicos da loja e, se detectam uma falha, tentam corrigi-la, coloca João Augusto Penna, gerente de expansão.

O Mundo Verde estruturou um Comitê de Negociações, presidido pelo próprio Antunes, com o intuito de debater com fornecedores e franqueados a melhoria das condições comerciais. Temos a visão de que a vantagem do sistema de franquias é compartilhar idéias e metas. Existe uma diretriz que deve ser seguida, mas, para defini-las, buscamos a ajuda dos lojistas, alega Antunes.

Segundo Antunes, uma outra forma de integrar representantes da marca Mundo Verde é o Conselho de Franqueados, com membros eleitos pelos próprios lojistas para discutir o planejamento estratégico da empresa. Ele se reúne trimestralmente. Aproveitamos idéias, bolamos ações de marketing em conjunto, sempre em prol da unificação da marca, diz. Para ele, o programa ajuda a ter controle dos franqueados, que se beneficiam pelo foco que a matriz oferece.

No Habib´s, não é diferente. Sem medidas de integração e abertura para trocas de impressões e suporte, não se pode ter um sistema de franquias. Para montar um negócio sem assessoria, é melhor fazer sozinho, sem pagar taxas e royalties, afirma Penna, acrescentando ainda que estar aberto a visitas e pedidos de ajuda das filiais no também contribui para o fortalecimento da rede.

Multicoisas cria UTI para atender franquias
Já a Multicoisas, através do Programa de Revigoramento Gerencial, acionou as áreas de marketing, operações e produtos com o objetivo de criar uma espécie de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para atender às franquias com quadros de subaproveitamento de seu potencial de crescimento. Criado há quatro anos devido a uma grande crise econômica sofrida pela empresa, o PRG propõe que especialistas passem dois meses percorrendo as lojas que, na concepção da empresa, exploram pouco seus recursos, como o local em que se encontram, por exemplo.

O projeto começou a ser concretizado em seis lojas de São Paulo e consiste em diversas etapas, como explica Luís Henrique Stockler, diretor de marketing da rede. Primeiro, uma equipe visita as filiais para fazer um relatório do que está acontecendo no âmbito gerencial, levando em consideração itens como as ações de caixa, as finanças e a gestão de pessoal, onde segundo ele, estão 60% dos problemas. Se, por exemplo, os procedimentos estiverem corretos, mas a equipe não se mostrar preparada e entrosada, o empreendimento não anda. E este é um tipo de problema que demora a ser solucionado, coloca.

Assim, feita uma varredura de todas as operações para descobrir onde estão as possíveis falhas, os analistas começam a explorar a parte de marketing. Checamos se o franqueado está aplicando os métodos corretamente, ou seja, a exposição de materiais, mix de produtos, merchanding e demais procedimentos pré-estabelecidos pela Multicoisas, explica Stockler.

Após análise do que foi observado, a Multicoisas promove treinamento coletivo, abrangendo aspectos comuns de gestão e segue para o trabalho individual, mais esquematizado. Stocker diz que a proposta do programa é oferecer um tratamento como se fosse um back-to-base, que significa voltar ao início para reestruturar. Através do projeto, franqueados da rede há 10 anos sentiram como se tivessem abrindo o empreendimento de novo. Faz bem à saúde do negócio, comenta ele, alegando ainda que, apesar de não ter terminado, a iniciativa já começou a render bons resultados.

O consultor Marcus Rizzo afirma todo o esforço para estreitar os laços com franqueados é fundamental para o fortalecimento da rede. Rizzo recomenda treinamentos e consultorias de campo ao menos três vezes por mês para se transmitir o know-how do negócio. As visitas representam o elo entre franqueador e franqueado e são úteis para acompanhar as franquias e antecipar eventuais problemas, considera o consultor.

Para Rizzo, se a empresa não se posicionar ao lado de suas filiais, não se trata de uma franquia. Ele também considera o Programa de Revigoramento Gerencial da Multicoisas um bom exemplo para as demais redes. O suporte continuado tem que partir do franqueador. Por outro lado, o franqueado deve se mostrar receptivo, alerta.

Fonte: Maíra Donnici – Jornal do Commercio – Rio de Janeiro – 22 e 23/outubro/2005
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