A China é o mais populoso país e o segundo maior mercado potencial de franquias depois dos Estados Unidos. Sua classe média é diversificada e crescente com boas perspectivas de consumo para franquias. Para franqueadores que identificam oportunidades para entrar no mercado chinês algumas pontos importantes a serem seguidos:

1. Principais Demandas do Mercado Chinês
Franquias são muito desejadas no mercado Chinês e há muita procura por negócios no setor de alimentação, produtos e serviços para mulheres e crianças, mesmo franquias na área automotiva e em reparos domésticos que exigem muita mão de obra podem facilmente serem duplicadas. Educação e serviços de treinamento continuarão com a demanda crescente como a economia chinesa. Como a economia chinesa não pára de crescer mesmo franquias que atuam em nichos de mercado e que atendem um pequeno percentual da população, podem representar na China um mercado de milhões de consumidores.

2. Registre Sua Marca Primeiro
Inicialmente é muito importante registrar sua marca na China. O custo para registrar uma marca na China pode variar de R$ 3.000,00 até R$ 8.000,00 e geralmente demoram até dois anos para a obtenção definitiva do registro (bem mais rápido do que no Brasil).

3. Faça Uma Visita Até A China
Como é o caso para quem deseja entrar em mercados internacionais, é muito importante que o franqueador conheça o pais. A visita deve ser feita sempre antes de qualquer transação e ao visitar a China será mais fácil compreender o país, suas cidades, população e condições de mercado.

4. Escolha o Franqueado Correto Ou Um Sócio Para Uma “Joint Venture”
A escolha de um master franqueado, ou “guanxi” (aquele que possui os contatos) que possua experiência na atividade e seja conhecedor da cultura local pode criar uma relação de sucesso. Nos dias de hoje a Internet facilita em muito o contato com prospects de outros países, inclusive da China. É muito importante que um franqueador estabeleça contato sem pressa qualificando e investigando adequadamente cada prospect.