Quais as principais questões levantadas por candidatos durante o processo de investigação e análise na compra de uma franquia? Como respondê-las? Como utilizar a informação de maneira objetiva e concreta para vender a franquia?

A PRIMEIRA QUESTÃO
Por quê candidatos a uma franquia estão procurando por uma mudança? Qual é o tipo de mudança pretendida? Será que estes candidatos procuram uma oportunidade de melhorar sua condição de vida? Estão tentando comprar um trabalho?
Estão procurando por algo produtivo para fazer quando a aposentadoria chegar? Estão procurando por um trabalho de meio período? O candidato quer trabalhar no negócio ou pensa em fazer um investimento? Se você sentir que o candidato está procurando uma oportunidade tendo como motivação pessoal a mudança, então prossiga. Se você não estiver satisfeito com aquilo que o candidato está procurando, pergunte a si mesmo sobre o custo de prosseguir com o processo.

A SEGUNDA QUESTÃO
Quando uma pessoa decide que deve mudar de emprego para atingir seus objetivos, a questão é: deseja trabalhar para você mesmo ou se sentirá mais seguro trabalhando para outra pessoa?
Geralmente as pessoas dirão automaticamente que querem trabalhar para si próprios porque isto parece ser a coisa certa para falar. Ajude o candidato a examinar esta questão e confirmar o que isto significa.

A TERCEIRA QUESTÃO
Se realmente os candidatos estão de acordo em trabalhar para eles mesmos, procure determinar o quanto independentes desejam ser. Ao final do processo de seleção, você encontrará aqueles que desejam iniciar seu negócio tijolo por tijolo e aqueles que desejam trabalhar com um sistema testado que oferece suporte, um caminho e alguma segurança.

A QUARTA QUESTÃO
Por que o candidato está interessado em nossa franquia? Existem mais de 20 diferentes segmentos em franquia, variando de alimentação a vestuário. O que especificamente o seu segmento tem para atrair este candidato? Muitos candidatos ficam excitados com sua empresa por causa de lojas atraentes ou mesmo pela propaganda, mas nada sabem sobre o segmento de atuação do negócio. Com sua ajuda o candidato pode entender melhor sobre o segmento de negócio entendendo as facilidades, mas principalmente as dificuldades como sazonalidade, controles governamentais e também sobre o ciclo do negócio. Ganhe a confiança dele, não hesite em colocar que existem diversos segmentos a serem investigados e não necessariamente tentar convencê-lo de que seu negócio é o melhor.

A QUINTA QUESTÃO
O que atraiu o candidato para sua empresa? Existem concorrentes em todos os mercados. Você e o candidato sabem disto, mas ele provavelmente não tem tanto conhecimento sobre sua empresa ou sobre qualquer outra. Neste contato inicial, o candidato fará várias avaliações e terá pouco comprometimento.
Reconheça o fato de que existem diversos concorrentes e então explique porque sua empresa pode oferecer a melhor oportunidade ao candidato. Uma vez que o candidato tenha decidido que sua franquia oferece o potencial desejado por ele, busque o comprometimento dele para o próximo passo. Um franqueador deve perceber que a investigação de uma oportunidade em franquia é um caminho de duas mãos, enquanto o candidato avalia você e a empresa, você avalia o candidato. Ambos devem decidir se a oportunidade é boa e perseguir a oportunidade até que um dos lados diga para o outro algo diferente.