PIERRE BALDEZ

Atualmente, segundo o consultor Marcus Rizzo, 95% das redes de franquia não conhecem bem o próprio negócio e tampouco possuem experiência operacional, imprescindível para garantir a eficácia da operação. Rizzo foi palestrante do seminário Franchising: Multiplicando Sucessos com Resultados, nestas quinta e sexta-feiras, no Hotel Sol Ipanema.

Por isso, antes de comprar uma franquia, o primeiro passo para o futuro investidor é pesquisar se o franqueador tem know-how e se está estruturado para realmente vender o prometido no momento da assinatura de um contrato.

Ex-diretor da Brahma, onde trabalhou durante 30 anos, Danilo Palmer sentiu na pele a falta de organização e pouco conhecimento depois que se aposentou e decidiu adquirir a sua primeira loja da Quality Lavanderia. Senti após a compra da franquia que o franqueador não sabia passar o know-how, relatou o empresário. Hoje com cinco franquias, o empresário explica que os problemas foram supe rados.

Há 18 anos prestando consultoria para grandes empresas, Rizzo alerta para um erro crucial nos sistemas de franquia: a produção e comercialização do produto, principalmente no segmento vestuário. Para o especialista, poucas foram as empresas que obtiveram sucesso assumindo os dois papéis.

Segundo Rizzo, as redes de franquia devem ganhar dinheiro com a venda de produtos, no setor industrial. A produção deve ficar a cargo de fornecedores credenciados, com exclusividade, para não perder o foco na comercialização. O consultor acredita que 80% das redes do segmento de alimentação estão indo na contra-mão do sistema de franquias, por terem montado cozinhas industriais e não conseguirem equacionar venda e produção.

Para quem pretende investir como franqueado, Marcus Rizzo alertou para outro ponto: deve-se desconfiar de redes que deixam de cobrar taxas de franquia e royalties, porque é com a cobrança desses dois quesitos que o empresário sério justifica o valor do seu know-how.

Fonte: Pierre Baldez – Jornal do Commercio – Rio de Janeiro – 04/outubro/2005