Que o Brasil é um país com dimensões continentais todo mundo já sabe, mas o que espanta e assusta nas atuais e novas redes de franquias que querem expandir a qualquer custo, é a falta de padrão, tanto em produtos, atendimento e até identidade visual dos negócios. Existem redes de franquias, onde uma loja parece ser concorrente da outra, totalmente diferente, seja em tamanho, mix de produtos, atendimento e até decoração, não citarei nomes para não prejudicar a imagem desses negócios.

Mas como, essas redes podem adaptar-se tanto a um mercado à ponto de descaracterizar inclusive até sua identidade visual? Isso é o cúmulo da tropicalização de franquias, um termo extremamente difundido para alterar padrões de operação, se é que existe padrões nessas redes.

É exatamente o padrão que cria a identidade do negócio junto ao consumidor, e sobretudo posiciona a marca.

Uma regra simples em franquia e que poucos franqueadores conseguem seguir é a seguinte: “Ou tem mercado para o negócio, ou eu não vou!” Não adapta-se o negócio ao mercado, o motivo é bem simples, franquia é escala e quando você altera qualquer item em função do mercado, você perde a principal força do seu negócio, escala.

Parece ser óbvio, mas as redes só ganharão força e presença de marca através da multiplicação dos negócios, com o mesmo padrão, produtos, atendimento e decoração, do contrário parecerão apenas um novo negócio que ninguém conhece e que precisará adaptar-se para sobreviver.

Espera-se que em breve essas redes acordem para o sistema de franquias, pois se não o fizerem com certeza desaparecerão e o pior com muitos problemas e processos que poderão se arrastar durante longos anos.