Autor: Marcus Rizzo

R$ 40,00

Envio em arquivo PDF via e-mail

08 páginas




Franquias: padronizando e expandindo sucesso
Nada melhor que a bola rolando numa bela partida de futebol para entender a importância de “padrões”. A Copa do Mundo é uma das principais responsáveis pela popularização deste esporte, mas são os “padrões” que acabam viabilizando o campeonato permitindo que possa ser realizado, assistido e compreendido…
…Mas são as franquias que melhor incorporam o uso de processos padronizados. Como no futebol são os padrões que permitem que estes pequenos negócios alcancem a internacionalização mantendo o mesmo conceito, produto, serviço e operação independentes do local onde estejam instalados. Neste exato momento 25.000 restaurantes McDonald’s nos mais diferentes locais estão produzindo sanduíches Big Mac exatamente iguais, operados por franqueados diferentes. Não pense no gosto, ou até mesmo na eventual dificuldade de digestão, mas reflita sobre a redução de custos através do credenciamento de fornecedores e do processo produtivo e principalmente sobre a velocidade de produção e entrega do produto.

Isto até pode lhe parecer uma neurose, mas o nome do jogo é ter “escala” que só é possível com a padronização, considerada o caminho mais seguro para a produtividade e competitividade, que possibilita formar a base para a internacionalização de negócios.

Seguindo os padrões das franquias de sucesso
A unidade piloto é a instalação experimental e prática onde o franqueador testa produtos e serviços, onde os procedimentos operacionais são examinados com o objetivo de desenvolver o melhor fluxo de trabalho possível para atender o consumidor e incrementar a lucratividade do negócio.Como as franquias desenvolvem os padrões

As áreas consideradas mais importantes para o desenvolvimento do protótipo do negócio através da unidade piloto incluem:

  • Produtos e Marketing
  • Seleção do Ponto
  • Métodos de Construção
  • Inauguração – O Grande Dia
  • Unidade Piloto como Centro de Treinamento
  • Compras de Materiais e Suprimentos
  • Controle de Qualidade